Aplicativos: Nosso Admirável Mundo Novo

By Camila Oliveira - 17.2.14



O mundo segue se reinventando de tempos em tempos trazendo para a humanidade tecnologia e praticidades que facilitam a convivência e aproximam os indivíduos de maneira rápida e inovadora. 

Pensando nisso, podemos descrever os aplicativos. Na informática, o aplicativo é um tipo de software concebido para desempenhar tarefas práticas ao usuário para que este possa concretizar determinados trabalhos. Esta característica distingue-o de outros tipos de programas, como os sistemas operativos (que são os que fazem funcionar o computador), as linguagens de programação (que permitem criar os programas informáticos em geral) e os utilitários (que realizam tarefas de manutenção ou de uso general).


O ótimo Homeslice e o eficiente OptimizeMe, ambos para iOS, assim como o Viber, que foi vendido recentemente por R$ 900 milhões, são exemplos  dos aplicativos mais acessados durante esses dias. O Duolingo, famoso app para aprender inglês também faz bastante sucesso entre os mais populares softwares.


Agora, pra quem deseja se aprofundar nesse mundo e experimentar os recursos ilimitados que podem ser criados existem plataformas para proporcionar a criação de programas sem a necessidade de programação, apenas a criatividade conta. Para os que exigem um pouco mais de técnica, a prática com o tempo poderá levar a grandes feitos. 

Os melhores exemplos são: 

Codecademy 
Neste site é possível aprender a criar websites interativos, jogos e apps, sem sair de casa. Para quem gosta dessa área que tanto cresce no país, é uma ótima oportunidade. A única desvantagem é que o site está em inglês e um pouco de domínio da língua é necessário.

Fábrica de Aplicativos
O site de um empreendimento é acessível tanto por computadores quanto por dispositivos móveis. Mas, no segundo caso, em vez de fazer um usuário abri-lo no navegador, por que não criar um app que dá acesso direto ao conteúdo da página? É mais fácil do que parece, e há serviços como a gratuita Fábrica de Aplicativos que tornam as coisas ainda mais simples.

A “fabricação” do aplicativo acontece passo a passo, e você escolhe a cor da interface, as imagens que aparecem na abertura, no cabeçalho e no fundo e todo o conteúdo exibido na tela. Dá até para pedir para a equipe do site criar um app para você – mas, no caso, mediante pagamento, claro.

Se deseja conhecer um exemplo de aplicativo criado pelo site visite o ProferHora, aplicativo destinado a profissionais da área de educação, especialmente substitutos e eventuais. Onde poderão consultar vagas, pesquisar notícias e informações da classe docente.






  • Share:

0 comentários