Crowdfunding é um termo, muito conhecido internacionalmente, que está crescendo no Brasil de forma expressiva, mas afinal o que significa?
De forma bem simples, é o termo usado quando a gente fala de iniciativas de financiamento colaborativas. Traduzindo para o português seria algo como “financiamento pela multidão”. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negócio, um projeto.
Quem incentiva faz porque gosta e se identifica com os projetos. Surge a oportunidade de fazer parte de algo grande, mesmo contribuindo com pouco e qualquer um com uma ideia na cabeça pode se utilizar do crowdfunding. Ele é uma maneira de levantar o dinheiro que você precisa, para realizar o que você sonha, através de pessoas que anseiam por te ajudar.
Resumindo, crowdfunding é a mais nova forma de ajudar os outros. Às vezes, quem ajuda também pode desfrutar do produto ou resultado final. 

No Brasil, os mais conhecidos e eficazes são o Catarse. Que surgiu como a primeira plataforma de financiamento colaborativo de projetos criativos no país e teve seu código fonte liberado sob licença do MIT. Ele agrupa basicamente projetos culturais como publicação de livros, gravação de Cd's e audiovisual em geral, cujo grande parte consegue ter o empreendimento financiado totalmente ou em parte. Alguns chegam a ultrapassar o valor estipulado muito antes do prazo de colaboração acabar. Atualmente o site traz uma pesquisa mostrando o retrato do financiamento coletivo no Brasil.
Já o Idea.me, conhecido como o maior site da América Latina no gênero, agrega 7 países entre eles, também o México e a Argentina. Têm os mesmos valores do Catarse, mas entre suas categorias de projetos aceita trabalhos de empreendedorismo, impacto social e meio ambiente. Ele possui como parceiros a HP, o Movistar, a Ciel, etc. 
Existe ainda outros tipos de Crowdfunding voltados especificamente para projetos de empreendedorismo, causas sociais, projetos comunitários e muitos outros tipos que surgem por aí e veem na antiguada "vaquinha" um meio de ter seu desejo efetuado.  
Pessoas comuns financiando o seu projeto, e você ajudando outros projetos. Conheça alguns dos crowdfunding brasileiros que estão transformando sonhos em realidade.

Bicharia -  
http://www.bicharia.com.br
Benfeitoria - 
http://benfeitoria.com
Catarse - 
http://catarse.me
Garupa - 
http://garupa.juntos.com.vc
Ideame - 
http://idea.me
Juntos - 
http://www.juntos.com.vc
Kickante - 
http://www.kickante.com.br
Impulso - http://www.impulso.org.br
Salve Esporte - http://www.salvesport.com
Sibite - http://www.sibite.com.br
Startando - http://www.startando.com.br
Vakinha - http://www.vakinha.com.br

O mais conhecido exemplo de poder do Crowdfunding, foi com relação ao projeto "Verônica Mars - O Filme". Os fãs viabilizaram uma campanha que mobilizou 90 mil deles a arcar com a produção da película que arrecadou US$ 5,7 milhões. O trabalho no Kickstarter quebrou todos os recordes em poucas horas, com fãs arrecadando 1 milhão de dólares nas primeiras 12 horas de campanha. A estreia é aguardada ainda para este ano. Outros artistas se dão bem seguindo esse exemplo. 


Comentários pelo Facebook:

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou eu

Minha foto

Uma garota louca tentando encontrar o caminho certo, mas se divertindo e aprendendo muito enquanto trilha a estrada. 
Tecnologia do Blogger.

Total de Visualizações

Follow by Email

Postagens populares

Seguidores

Super Parceiros

Tedioso: Os melhores links
Trends Tops - Agregador de Conteudos
Betolinks 120x60
Piadas Idiotas - São idiotas mas o faz rir Colmeia: O melhor dos blogs
Camaleão - Links Interessantes Agregador de Links
Uêba - Os Melhores Links
Fudas Agregador de Links - Madruga Links

A Madame que Colecionava Jovens

Blog CosmetiCoisas

Web Série

Notícias


Novidade

Ganhe Prêmios Incríveis Com Big Prêmio!


Confira!

Ótimas Dicas Para Monetizar Seu Blog!


Dica

50 Perguntas que Mostrarão Quem Você é!