16 Cursos Grátis pra Fazer Online Este Semestre

By Camila Oliveira - 17.8.14


Estudar é algo cada vez mais requisitado atualmente para manter ou subir na carreira. Mas nem sempre temos tempo e dinheiro para fazer o curso adequado, sendo assim o perfil do estudante está mudando. 

O mundo acelerado nos obriga a se adaptar as novas tendências. Não ficar para trás na corrida pelo sucesso é algo essencial e se ele vier até nós melhor ainda.

Pensando nisso, confira abaixo alguns cursos para fazer ainda esse semestre virtualmente e de graça! Em alguns o inglês é importante, mas tá aí uma oportunidade para encarar mais um desafio! Let's go!

1 - Introdução ao private equity e venture capital para empreendedores
O curso tem 40 horas de duração e o conteúdo está estruturado em oito módulos. Características gerais da indústria e aspectos da captação de recursos, perfil dos negócios em private equity e venture capital e gestão e monitoramento contínuo são alguns temas tratados. A inscrição pode ser feita no site da FGV Online e o início do curso é imediato.
2 - Como iniciar o seu próprio negócio
Esse curso é indicado para quem deseja aprender sobre nichos de mercado e as oportunidades de negócio. As aulas do iPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância) falam sobre plano de negócios, a busca por um investidor, administração financeira, entre outros assuntos. 
3 - Desenvolvimento de aplicativos web
O curso é oferecido pela Universidade do Novo México, por meio do Coursera, e ensina a como construir e programar um aplicativo. As aulas são em inglês e a próxima turma começa em agosto. É essencial que o aluno tenha conhecimentos de programação e seja proficiente em alguma linguagem como Java ou Python.
4 - Recursos humanos
O curso é voltado para a análise de programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal. Com carga horária de 15 horas, o objetivo do curso é analisar esses programas e tratar de liderança e avaliação de resultados. O início é imediato e a inscrição pode ser feita no site da FGV Online
5 - Contabilidade para micro e pequenos empresários
Receitas, despesas e custos, lançamentos contábeis e balanço patrimonial são alguns assuntos tratados no curso. Os alunos aprendem também sobre a importância da contabilidade na gestão de uma micro ou pequena empresa. 
6 - Gestão da Inovação: inovar para competir
Tipos de inovação, práticas de estímulo à inovação e adoção dos instrumentos de apoio rumo à empresa inovadora são alguns temas que serão tratados no curso oferecido pelo Sebrae. A carga horária é de 15 horas e foi desenvolvido para donos de empresas de pequeno porte.
7 - Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores
A carga horária é de 10 horas e o objetivo do curso é apresentar os principais conceitos relacionados à sustentabilidade. Dessa maneira, o empreendedor poderá conhecer as possibilidades de mudança na gestão do seu negócio. Não há pré-requisito e o início do curso é imediato. Mais informações no site da FGV Online.
8 - Pequenas empresas nas redes sociais
O objetivo desse curso é capacitar empreendedores para aproveitar as oportunidades e minimizar os riscos da presença da empresa nas redes sociais. Com carga horária de três horas, o aluno aprenderá a utilizar ferramentas de comunicação e interação. Mais informações no site do Sebrae-SP.
9 - Técnicas de vendas
Como aprimorar os serviços de vendas da sua empresa? Como vender mais e melhor? O curso faz parte do Programa Varejo Fácil, do Sebrae, e tem carga horária de 15 horas. O objetivo das aulas é de capacitar o pequeno empresário com estratégias para melhorar as vendas do negócio. 
10 - Marketing estratégico
A gestão da marca de uma empresa é essencial para quem deseja alcançar o sucesso e ter um bom relacionamento com o seu consumidor. No curso Marketing estratégico, do iPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância), é possível aprender sobre os principais conceitos e objetivos do marketing.
11 - Criando apps para Android
Ministrado por funcionários do próprio Google, as aulas são mais adequadas para quem tem pelo menos três anos de experiência programando em Java ou “outra linguagem de programação com orientação ao objeto”, de acordo com a descrição. Se você não tem muita noção ou está enferrujado, sempre dá para apelar para um Codecademy ou similar para aprender ou rever. Duração: O material das seis lições e do projeto final ficará disponível no Udacity. Com seis horas de aulas por semana, o curso leva cerca de dois meses para ser concluído. O curso é gratuito, mas é preciso pagar para receber um certificado e feedback dos professores. Inscrições aqui
12 - Design e desenvolvimento de tecnologia educacional
O uso de tecnologia na educação é algo que deve crescer bastante não só lá fora.  Portanto, saber como criar soluções adaptadas para salas de aula é algo que pode valer a pena – e é nisso que foca este curso. Baseado em entrevistas com especialistas na área, ele mostrará diferentes teorias e propostas de aplicação, e terminará com o planejamento de um projeto a ser custeado por crowdsourcing. Ele é todo em inglês e exige participação ativa dos alunos toda semana, mas, ao final, dá para conseguir um certificado de conclusão fazendo uma doação ao edX. Duração: Começa em 8 de outubro e dura seis semanas Inscrições aqui
13 - Introdução à cibersegurança
Não é exatamente fácil entender os conceitos da cibersegurança, mas este curso do Instituto Nacional de Cibersegurança deve dar uma boa base. Ele tratará de padrões e legislação, além de ataques cibernéticos comuns e técnicas para “identificar, detectar e defender sistemas contra ameaças”. Alunos também deverão entender melhor o básico de segurança “pessoal, física, de rede, da web e de redes sem fio”, entre outros temas. O professor é Gary M. Jackson, cientista chefe da Leidos. Duração: Começa em 22 de setembro e vai até 23 de novembro Inscrições aqui
14 - Computação: Arte, Mágica, Ciência
Com nome de curso mais básico, ele foca nos princípios da Tecnologia de Informação moderna. O nome brinca com a ideia de que a computação é arte, mágica e ciência, tudo ao mesmo tempo, e as aulas falarão do básico de programação – para que o usuário não seja mais só um consumidor –, passando antes por uma introdução ao cenário atual. Sessões de prática, para tirar os ensinamentos de desenvolvimento do papel, estão previstas, é claro. Duração: Começa em 30 de setembro e dura sete semanas Inscrições aqui
15 - Introdução a Estatística Descritiva - Matemática para entender dados
A matemática pode assustar, mas a estatística é algo importante para analisar e interpretar os tão falados dados. O curso ensinará “os conceitos básicos usados para descrever as informações”, e é ótimo para quem tem interesse nesta área hoje tão forte no campo de TI – e também em tantos outros, de economia a psicologia. As aulas serão provavelmente bem densas, mas o material ficará disponível para consulta posterior no Udacity. Duração: Dois meses, com data de início livre Inscrições aqui
16 - Fundamentos de Computação Gráfica
Tratando inicialmente dos princípios da computação gráfica, o professor Ravi Ramomoorthi, da UC Berkley, visa ensinar os alunos a criar cenas em 3D em “tempo real”. O curso é dividido em quatro segmentos, que partem do básico e passam por “Transformações”, “OpenGL e Iluminação” antes de chegar ao “Raytracing”, uma técnica de geração de imagens tridimensionais. É bom saber programar em C, C++ ou Java e ter em mãos um bom computador (Mac ou Linux, de acordo com a descrição). Entender matemática ao menos no nível de ensino médio também é essencial. Duração: Começa em 6 de outubro e dura seis semanas Inscrições aqui


  • Share:

0 comentários