quarta-feira, 5 de novembro de 2014



Criado em 1998, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) vem desde então ganhando destaque na vida dos estudantes de ensino médio do Brasil. E na última semana antes da prova, é natural que não saia da cabeça do pessoal.

Mas você sabe quais são as possibilidades alcançadas ao fazer esse exame? 

Ao fazer a prova você poderá utilizar a nota para o Prouni (Programa Universidade para Todos) com bolsas de 50% e 100%, SISU (Sistema de Seleção Unificada) que permite com uma boa nota entrar numa faculdade federal, e ainda, participação no FIES (Programa de Financiamento Estudantil) que financia 100% do curso para ser pago mais tarde, ao final da graduação. Além de outras vantagens que variam de instituição de ensino como Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) e o Ciências sem Fronteiras.

E como é a prova?

Podem fazer a prova alunos que já concluíram ou vão terminar o ensino médio no ano do exame. Nesse, as inscrições foram até 23 de maio pelo site do Inep no valor de R$ 35,00.

As provas acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro à partir das 13:00 horas com quatro exames de 45 perguntas de múltipla escolha cada, totalizando 180. No primeiro dia serão ciências humanas e ciências da natureza com 4:30 horas de duração. Já no segundo, as matérias serão linguagens, matemática e redação com 5:30 de duração nos mesmos moldes das anteriores. 

O que fazer no dia D?

Respire e antes de sair de casa verifique se pegou os documentos e materiais necessários para realizar a prova, e claro, confira o local correto de realização.

Chegue ao lugar mais cedo para ir ao banheiro, se localizar, beber água e comprar algo para beliscar durante a prova se você é desses de boca nervosa.

Responda as questões com calma, relendo duas vezes para ter certeza que entendeu com clareza as perguntas, não deixando para última hora redação e gabarito. Se a leseira bater, olhe para outro ponto e espreguice-se movimentando todo o corpo. Mas cuidado, manter o foco é importante e ninguém quer ter problemas por acharem que está colando!

Saia e aguarde a correção sem pressão nem loucura, afinal você fez o que podia, o tempo não volta e martirizar-se não vai consertar aquilo que você errou!

É possível se dar bem com o ENEM?

Muita gente que tirou nota 1000 em redação conseguiu entrar em faculdades que só visualizavam em seus sonhos. Mas notas menores também atingem grandes objetivos em instituições do Brasil e alcançam coisas que nem imaginavam. Como o jovem William Teixeira Miranda, de 19 anos, que teve a maior nota da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os estudantes da Região Sudeste. Pelo feito, ganhou uma bolsa para estudar na Universidade de Salamanca, na Espanha. Aluno do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), ele agora só pensa em concluir projetos de pesquisa, antes de dar o grande salto em sua vida. 


Tem como aprender de maneira descontraída?

Uma ótima forma de aprender e se divertir ao mesmo tempo é através dos filmes. Se você é fã da 7° arte está em casa. Busque filmes de boa linguagem com temas que não fujam muito a realidade dos fatos, documentários e outros que se adequem aos assuntos abordados na prova. Veja algo como... 

  • Getúlio;
  • Ela;
  • 12 Anos de Escravidão;
  • Facebook.


E um dia antes apenas descontraia se motivando com obras de comédia e superação de estudantes.

  • Aprovados;
  • A Melhor Festa do Ano;


Boa Prova! Sucesso!

Advertise with Anonymous Ads




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates